Pular para o conteúdo principal

VIDAS NEGRAS IMPORTAM

Cartaz lembrando o americano George Floyd em protesto no Centro do Rio 

 Foto: Reprodução


Morte de George Floyd gera reflexão 

e manifestações ao redor do mundo contra o racismo.

"Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista"

Angela Davis



Por: Emilly Santos dos Reis e Rafaela Bianca Batista de Andrade

 

O assassinato de um homem negro nos EUA, gera indignação e movimentações contra o racismo, por meio das redes sociais e de manifestações públicas, nos EUA, Europa e Brasil em plena pandemia da Covid-19. George Floyd, um homem negro de 46 anos, foi enterrado no dia 25 de maio, em Minneapolis, a maior cidade do Estado nortista de Minnesota, quando foi detido em frente a uma loja, como suspeito de ter tentado pagar com uma nota falsa de 20 dólares. As câmeras de segurança da área e dos telefones dos pedestres registraram, como quatro policiais o algemaram e o imobilizaram no chão. Um deles, Derek Chauvin, pressionou o joelho contra o chão, enquanto Floyd clamava que não conseguia respirar.

O movimento Black Lives Matter, ou “Vidas Negras Importam”, se estendeu por todo o território dos EUA, consequentemente inspirando o Brasil, a buscar justiça pela morte de João Miguel, Miguel Santana, João Pedro e outros.

Recife

Um caso que vem chocando o Brasil recentemente, é o da empregada doméstica Mirtes Renata Santana de Souza, mãe de Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, que morreu ao cair do nono andar do Edifício Pier Maurício de Nassau, no centro do Recife. A criança estava com a mãe no trabalho, devido a pandemia do coronavirus, que fechou as escolas e creches para o isolamento social. A doméstica saiu para passear com o cachorro da família e deixou seu filho aos cuidados da patroa, Sari Corte Real, que é casada com Sérgio Hacker, prefeito do munícipio de Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco. A esposa de Hacker foi indiciada pela morte do menino por homicídio culposo.

"Ela não demonstrou arrependimento nenhum" declarou Mirtes, mãe de Miguel Santana, sobre Sari Corte Real, que foi acusada pela morte do menino. A doméstica Mirtes, trabalhava na casa do prefeito Sérgio Haker, entretanto, era contratada pela prefeitura de Tamandaré. Isso mostra como a elite brasileira tem a mente conservadora, vivem como se estivessem no século XIX. O Estado pagava os salários, mas Mirtes prestava serviço de doméstica na residência do prefeito em um Bairro nobre do Recife.

Justiça

O Racismo é algo maior do que discriminação ou preconceito. Diz respeito a formas nem sempre conscientes e também coletivas de desfavorecer negros e indígenas e privilegiar os brancos. As vidas de George, de Miguel Santana e de tantos outros negros e negras assassinados pelo Estado, importam e merecem justiça. Enquanto as práticas racistas não forem transformadas em políticas públicas de inclusão e não forem punidas com rigor, as autoridades continuarão a ter suas mãos manchadas de sangue.

"Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter" - Martin Luther King.

 

Matéria escrita pelas alunas, 

Emilly Santos dos Reis e Rafaela Bianca Batista de Andrade

Referências:

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2020/06/05/patroa-pede-perdao-em-carta-para-mae-do-menino-miguel-e-diz-sou-solidaria-ao-seu-sofrimento.ghtml

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2020/06/10/mae-de-miguel-pede-punicao-antes-disso-perdoar-seria-matar-o-miguel-novamente.htm

https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/racismo.htm

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/06/07/rio-tem-manifestacoes-contra-bolsonaro-e-contra-o-racismo.ghtml

 

Reflexões:

“Desde cedo na vida eu aprendi que se você quer conquistar alguma coisa é melhor fazer algum barulho.” - Malcom X

https://www.youtube.com/watch?v=fz_7luovxPc - Discurso “I have a dream” de Martin Luther King.

Filmes:

      12 anos de escravidão

       Um estado de liberdade

 Documentário:

      Eu não sou seu negro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Cultura, Comunicação e Redes Sociais

  Manifestantes participam de um comício em Paris, na França, contra o racismo e a morte de George Floyd Imagem: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP Eletiva Cultura, Comunicação e Redes Sociais   O ano de 2020 vai ficar marcado na história por diversos acontecimentos que envolveram milhões de pessoas em todo o mundo.   RACISMO ESTRUTURAL é a formalização de um conjunto de práticas institucionais, históricas, culturais e interpessoais dentro de uma sociedade que frequentemente coloca um grupo social ou étnico em uma posição melhor para ter sucesso e ao mesmo tempo prejudica outros grupos de modo consistente e constante causando preconceitos e discriminação.   Prof. Luiz Henrique Rodrigues Manifestantes protestam contra o racismo na Tunísia Imagem: FETHI BELAID/AFP Atividade Racismo e violência policial   Segue alguns textos escolhidos     Emilly Santos dos Reis    -    3°A   1- Fazer um texto de até quinze linhas, sobre a sua percepção dos fatos ocorridos no mê